O que é Contabilidade?

   Dentro de qualquer instituição, seja pública ou privada, se faz necessário a presença da contabilidade, mas afinal de contas, o que essa tal de contabilidade?


     A contabilidade nada mais é do que um instrumento que visa fornecer informações úteis para uma determinada instituição (em termos contábeis, costuma-se utilizar a expressão Ente Contábil), visando otimizar a tomada de decisões, analisando o seu patrimônio. Além disso, serve como elemento legal, dada que sua utilização é obrigatória por força de lei, sendo utilizada para cálculo de impostos, tributação e etc. Ou seja, a contabilidade é um método que trabalha com dados econômicos de um determinado ente contábil. Ela exerce isso tendo uma série de fins, como será visto posteriormente.

    Para atingir os determinados fins, a contabilidade parte de uma série de métodos, que segue um padrão, variando somente em função da entidade contábil:

    Existindo um ente contábil, que pode ser uma pessoa física ou pessoa jurídica (pública ou privada), a contabilidade pode existir. Uma vez que existe esse determinado ente contábil, ele toma decisões econômicas que alteram seu patrimônio, essas alterações são registradas pelo profissional contábil, que tem como grande objetivo condessar todas essas alterações em um relatório estruturado. Esses relatórios financeiros são o produto da contabilidade, representado todas as informações relevantes de uma instituição. O grande fim da contabilidade é a divulgação desses relatórios financeiros para satisfazer a necessidade dos usuários da contabilidade.

    Os usuários da contabilidade são todos os agentes que tem interesses pela situação do ente contábil, como por exemplo:

  • O governo é um usuário contábil que tem interesse tributário pela situação financeira de um ente contábil.
  • Os acionistas são usuários contábeis que tem interesse econômicos pela situação financeira de uma instituição, visando melhor tomar decisões de investimento.
  • Os gerentes são usuários contábeis que se utilizam dos relatórios financeiros para guiar a administração interna da instituição.
  • Os bancos e demais instituições do sistema financeiro tem interesse pela situação financeira de uma instituição para fornecimento de crédito e financiamentos.
  • Os fornecedores tem interesse pela contabilidade para analisar o risco de não pagamento pelo fornecimento de bens e serviços.
  • Os sindicatos tem interesse pela contabilidade para função de negociações trabalhistas.
  • As instituições de pesquisa como o IPEA e o IBGE tem interesse pela contabilidade para fins de análise estatísticas e estudos.
    Portanto, podemos definir a contabilidade de maneira simples, como a ferramenta utilizada para a partir de bancos de dados, construir relatórios financeiros que descrevam as variações no patrimônio institucional e fornecer aos usuários, que conforme o seu desejo, podem utilizar para determinado fim.

    Ela está presente em muitos aspectos de nossas vidas, por exemplo, caso você deseje investir em uma determinada instituição é importante ter um conhecimento maciço de contabilidade para analisar a saúde financeira da instituição, para mensurar os riscos e a probabilidade de retornos futuros.

    Seu domínio se faz ainda mais  necessário para quem deseja empreender, pois somente ela fornece as ferramentas para analisar a situação financeira de seu negócio.

    Além disso ela é útil para finanças pessoais, como no caso do cálculo do Imposto de Renda sobre Pessoa Física.

    Acompanhe nosso Blog que em breve iremos tratar de mais tópicos relevantes de contabilidade.

Bibliografia: 
MARION, José Carlos. Contabilidade Básica. 10ª Edição.  São Paulo: Atlas, 2009. Parte 1 - Relatórios Contábeis, Capítulo 1 - Contabilidade, Páginas: 27 até 36.

Comentários

  1. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário! Não gostou? Deixa também, queremos ouvir sua opinião!
    Siga nossa página no Instagram: @agenteracional

    ResponderExcluir

Postar um comentário